Querido inimigo, – Catarina Cunha

Sempre te conheci, nunca te amei, entre um tic-tac e outro da vida, jamais consegui te odiar.

Desde minha mais tenra infância ouvia falar de você: “Tome cuidado, minha filha, depois da porta familiar vem a rua e lá não há ninguém em quem confiar; só na família encontramos a verdade”. Passei mais de meio século acreditando nisso, mas descobri o contrário da pior forma. Você estava à espreita, escondido por laços sanguíneos questionáveis, aguardando o melhor momento para dar o bote. Não tive tempo de olhar atrás da porta cheia de poeira de mágoas, umidade depressiva e uma enorme ganância.

Talvez por ter sido criada por pais extremamente honestos e dedicados, não acreditava que pessoas como você realmente existissem fora das novelas. Um vilão sorridente e carinhoso manipulando carências alheias para suprir seus fracassos cotidianos.

Descobri também, graças a você – o que agradeço com carinho – que existem pessoas boas e confiáveis não só na família e posso contar com elas para tirar um pouco de seu sono.

Trago aqui essas palavras com um grande desejo de paz. Que o preço de teus julgamentos precipitados lhe sejam cobrados em leves prestações mensais, que os juros não lhe corroam o estômago de arrependimento e que a maldade não lhe rache o coração de vez. Eu verdadeiramente desejo-lhe vida longa diante da carga que assumistes nos ombros. Cuide bem de sua coluna e de seus joelhos porque o tempo aumenta o peso dos erros e da barriga.

Com a idade fui agraciada com o saber da empatia e, por mais que o perigo me ladeie,  os que me amam me alertem e que teu veneno me cause náuseas éticas, não gosto de carregar o mal no bolso de trás, logo eu te perdoo por existir.

Um abraço virtual daquela que dorme tranquila.

 

13 comentários em “Querido inimigo, – Catarina Cunha

Adicione o seu

  1. Oi, Catarina!
    ai ai ai, como eu admiro e gosto de admirar o seu jeito de escrever….e como disse, não tenho medo de parecer puxa saco, vc, para mim, é um exemplo, tenho observado seu trabalho, seus textos, as palavras escritas e as ausentes, e venho tentando aprender.
    Bom, isso eu já disse pessoalmente rs.
    Seu conto/bilhete tem a dose certa de “ódio” que, é claro, é destinado a um inimigo, e o lance bem-resolvido de quem viveu, sofreu, transcendeu e superou o infortúnio causado por tal elemento – no caso da carta, pode-se apreender que houve abuso (sexual, talvez).
    Curto e objetivo, seu conto vem e destaca-se pelas palavras, pelo enredo, e agarra o leitor, ali, com tudo.
    Muito, muito bom!
    Beijos

    Curtir

  2. Engraçado como um texto, depois que sai de seu autor, toma rumos distintos, as vezes nem planejando por seu criador. Eu enxerguei esse “inimigo” como o TEMPO. “Um vilão sorridente e carinhoso manipulando carências alheias para suprir seus fracassos cotidianos”, não consegui enxergar outra coisa senão…

    Curtir

  3. Texto curto e direto – mostrando que o mal pode ou não estar na família, assim como o bem. A interpretação de Vanessa também é válida, de qualquer forma é um texto interessante, reflexivo e com estilo próprio, seguro e hábil. A densidade humana é uma presença constante, cada frase pode ser sentida e assimilada. O clima nunca chega ao trágico, mas há uma indisfarçável nostalgia, um sutil sentimento de inutilidade das coisas e nos contatos familiares.
    Parabéns, Catarina. Amei. Beijos.

    Curtir

  4. O começo me fez lembrar de Nunca te vi, sempre te amei (livro/filme). Texto curto, bem catarinesco. Uma delícia de ler com aquele ar de relato roubado, ouvido atrás da porta. Um inimigo que passa a ser ignorado, alguém da família? Fiquei imaginando se a narradora talvez tivesse sido vítima de um molestador. E agora queria ficar em paz, sabendo-se inocente (aquela que dorme tranquila), e consciente que o outro, a quem envia um e-mail, carregará a culpa por toda a existência. Muito, muito bom.

    Curtir

  5. Olá Catarina,

    Tudo bem?

    O pulo do gato de seu conto está em não se saber, exatamente, à quem se dirige a narradora. O veneno (desabafo) é desferido contra um outro. Mas que outro? Quem é a pessoa ou coisa merecedora de tamanho desprezo?

    Assim, mesclada à capacidade da autora em construir uma narrativa (epistolar) com tamanha força, esse desconhecimento do destinatário de tal ódio, é capaz de criar a empatia mais que necessária com o leitor. Quem é o destinatário? Quem ele é para o leitor? O tempo? Um abusador? Alguém da família com quem se convive entredentes à mostra, sentindo-se, no entanto, o tempo todo o rancor dessa pessoa a nos minar? Quem ele é? Poderia ser qualquer um. Um desafeto da própria autora… Mas, ainda que o fosse (o tal desafeto da autora), ainda assim, ele caberia perfeitamente à qualquer malquerer do leitor. E é justamente isso que faz com que este seu conto rompa o limite de uma-boa-história e passe para o rol daqueles memoráveis.

    Nossas escolhas enquanto escritoras, a forma como decidimos contar uma história são uma arma poderosa, capaz de elevar nossas criações a um outro patamar. Isso é o que ocorre aqui. Aqui, a autora não opta por um narrador diferente, mas sim, por um “objeto” inusitado. Seu destinatário podem ser todos, nenhum desses, todo mundo, ou ninguém.

    Parabéns.

    Beijos
    Paula Giannini

    Curtir

  6. O texto tem muita qualidade, é muitíssimo bem escrito e tem fluidez sobrando. O fato de não conseguir decifrar o que aconteceu e a quem a narradora se dirigia não foi um problema para mim, tudo o que deveria estar a gente encontra no canto. Encontra e se encanta. Só aplausos, e que venham mais contos maravilhosos como este.

    Curtir

  7. Olá, Catarina!

    O destinatário da carta é envolto em mistério. Não se sabe se se trata de uma pessoa específica, o tempo, a morte, ou o que quer que seja. Mas, apesar da curiosidade do leitor, não há necessidade de explicação porque cada um pode supor o que lhe aprouver, daí a grandeza do seu texto reflexivo. Muito bem concebido. Parabéns!

    Curtir

  8. Oi Cat! Como a Vanessa, também enxerguei ser o TEMPO o vilão de que a missivista nos fala. As pistas? Principalmente o tic-tac no primeiro parágrafo, mas também as várias referências à passagem do tempo ao longo do texto. Um texto inteligente e enigmático que faz pensar. Sua fã, sempre. Beijos!

    Curtir

  9. Quem será esse inimigo? Por ser tão complexo e aberto (no bom sentido) me vi procurando um. O tempo? O amor? A solidão? A morte? O que está escondido nas entrelinhas? Porque é possível associar a varias coisas. Esse bilhete é bem direto e, ao mesmo tempo, muito sutil. E não deixando claro para quem é, alavanca nossa imaginação. É uma leitura sem percalços. Parabéns pelo conto. Um grande e carinhoso abraço!

    Curtir

  10. Santa Catarina, quem é esse filho da mãe? Agora não vou conseguir dormir sem saber. Prosa certeira, bem construída, a um destinatário que somente a narradora conheceu. Será um molestador, o ex-marido, um vendedor da telefonia celular, será? Abçs.

    Curtir

  11. Catarina, adoro esse seu estilo “na lata”! Amei a sua singela cartinha ao inimigo bem íntimo. Me lembrou a carta que eu escrevi uma vez (e graças a Deus não enviei) para uma tia minha que já me deu muito trabalho. Hoje, como vc, durmo tranquila, defeco e me locomovo para ela.
    Desabafar é preciso!
    Beijos e parabéns!

    Curtir

  12. Olá, Catarina. Belo recado. Quase daqueles que dá para perguntar: “posso levar?”. Afinal, quem não tem em sua vida alguém a quem este “carapuço” caberia na perfeição. A empatia gerada no leitor, nasce dessa identificação: ele não precisa saber ao certo de que ou quem a autora escreve, uma vez que tem os seus próprios alvos a desenharem-se enquanto lê. Além domais ele é sarcástico, corrosivo, como devem ser essas mensagens que não chegam a enviar-se. Muito bem escrito e montado. Parabéns. Um beijo.

    Curtir

  13. Intrigante.
    Um texto que fala por si só e que apesar de cru, tem uma sintaxe poética desafiadora.
    Gostei de ler.

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑