Las Contreras – Iolandinha Pinheiro

A família da viúva Anahy Contreras chegou no início da estação das chuvas, um mês depois de recebermos a carta do antigo morador da “Las Piedras” pedindo ao meu pai para aguardar as mulheres e mostrar tudo da propriedade vendida.

Como eu e Pedrito não sabíamos coisa alguma sobre as novas vizinhas, passamos todos os dias que antecederam a chegada delas ouvindo atrás das portas e conversando sobre detalhes inventados por nós mesmos.

Logo que descobrimos que a viúva tinha três filhas em idade de namoro, começamos a criar fantasias sobre como seriam. Imaginávamos as moças conforme nossos desejos: loiras e esbeltas como as atrizes das fitas de cinema. Até combinávamos sobre quem ia ficar com qual das namoradas fictícias: Pedrito queria a mais velha, dizia ele que o busto seria maior que o da minha.

No dia marcado o movimento na cozinha era intenso, mamá e tia Assunción quebravam ovos dentro das bacias para fazer pães de ló e batiam leite com açúcar para os cremes. Três galinhas mergulhadas no caldo de tomates, com milho e pimenta ferviam em uma grande panela.

Esperávamos o grupo para as doze horas, mas, à medida em que a tarde avançava, a comida esfriava nos grandes tachos enquanto o seu cheiro quente se dissipava pelos cômodos da casa.

Quando finalmente apareceram, a realidade da vida caiu sobre nós.

Eram quatro mexicanas fortes e bronzeadas. A Señora Contreras, e três novilhotas agitadas. Desceram da carroça desembarcando malas e trouxas, afogueadas e fedendo.

Naquele dia comemos na grande mesa na varanda. Os bolos não estavam mais frescos e os cremes haviam perdido a firmeza. Mamá sorria para as visitas mas eu sabia que estava triste com a comida quase fria que mandara servir.

A viúva comia calada enquanto papai explicava detalhes sobre os animais e a lavoura. Era uma coroa durona com as bochechas firmes e salientes. As outras mulheres tinham feições menos marcadas e sorrisos mais frequentes, mas comiam silenciosamente como se temessem a autoridade da matriarca.

Eu e Pedrito corríamos os olhos de uma para a outra procurando nossas beldades Hollywoodianas, mas só víamos garotas feias e uma delas cheia de espinhas inflamadas pelo rosto. Onde estavam as noivas caucasianas que havíamos encomendado?

Saí da mesa logo que pude, havia vivido a minha primeira decepção amorosa. Pedrito, por sua vez, fez amizade com as moças e sumia de vez em quando pelos caminhos entre as duas casas de braço dado com a Mariinha Contreras.

Em menos de um ano tiveram que casar e a filha da viúva pariu uma menina.

Depois de um tempo foram morar na capital. Sempre que sentia saudade eu ia olhar o álbum com as fotos deles. Num dos retratos a pequena Carmencita estava usando uma máscara da festa de Santa Muerte. Não podia deixar de rir: as demais Contreras apareciam na imagem sorrindo, e, minha sobrinha, a única Contreras bela, trazia o rosto coberto por um horrendo disfarce de caveira.

17 comentários em “Las Contreras – Iolandinha Pinheiro

Adicione o seu

  1. Hahaha, que delícia esse conto. Bem coisa de menino, de quase adolescente, de interior, gosto doce do que é imaginado, proibido, explorado, escondido. Me transportei ao passado, a essa idade onde todos os futuros ainda são possíveis. A cara ou a caveira, a realidade, a imaginação por trás da máscara… Vc escreve tão bem e tem tanta criatividade, Iolandinha! Super te admiro! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não conta para ninguém mas o protagonista foi inspirado em mim. Tenho primos espalhados pelo mundo, um deles era apenas um mês mais velho do que eu. Quando soube que ele, a irmã e os pais estavam vindo, fiquei cheia de expectativas, e olha que eu tinha uns oito anos. No dia da chegada fomos visitá-los na casa da minha vó. Ele estava no jardim e veio se apresentar. Não acreditei que aquela criatura mirrada e menor que eu era o tal príncipe encantado, fui procurar pela casa para ver se havia outro e que aquele era engano. Não que eu fosse namorar, nem tinha idade para isso, mas eu idealizei uma criatura perfeita, e ele estava era longe disso, rsrs. Um beijo, querida e muito obrigada pela sua gentileza comigo.

      Curtir

  2. Ah, as expectativas que criamos quando jovens! Os meninos cheios de hormônios fantasiavam com divas de cinema, loiras e esbeltas. Um deles nem se importou tanto com a realidade imposta – tratou de aproveitar o que a vida trazia. A menina que era a única bela entre as mulheres, escondeu-se atrás da máscara… brincando de morte, mas quem disse que a morte não pode ser também bela? Parabéns pelo conto tão bem ambientado e conduzido.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois é, menina Cláudia Roberta, a vida é um conjunto de expectativas frustradas, e a sabedoria é saber lidar com elas. O conto se torna familiar a cada leitor porque ninguém escapa de se decepcionar com a realidade, especialmente quando esperamos grandes coisas, deixamos nossa imaginação voar e criamos o mundo ideal, que não existe… Muito obrigada pelo seu atento e agradável comentário. Sempre é bom te receber nos meus escritos.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Você , Iolanda, é uma brilhante observadora do comportamento humano e, melhor ainda, contadora de histórias . Fui criada com muitos irmãos e primos, vivenciando várias tramas semelhantes a sua. Parabéns por mais essa narrativa instigante e inspiradora. A máscara na única bela foi uma ideia bem criativa. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acho que sou apaixonada por gente e o seu comportamento. Às vezes acho que sou uma espécie de et em missão aqui na Terra e por isso me interessa tanto como as pessoas agem. As pessoas são realmente maravilhosas e capazes dos mais lindos até os mais execráveis atos, daí a versatilidade de textos que podemos escrever sobre elas. Amiga Fátima, obrigada pela sua generosidade comigo. Vc é demais! Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

  4. ahahahahah Quando finalmente apareceram, a realidade da vida caiu sobre nós. Triste fim! ahahahah Eu ri muito com isso e imaginei a decepção dos guris. Um conto leve e envolvente. Parabéns! Gostei demais! Beijos e abraços carinhosos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Moça linda, que bom recebê-la aqui neste nosso espaço! Sua opinião sempre é muito importante para mim. Afinal tenho uma veiazinha cômica, rs. Obrigada pelo carinho, adoro vc! E muito obrigada pela divulgação!

      Curtido por 1 pessoa

  5. Olá querida Iolanda! Finalmente chegando aos contos de agosto… Encontro aqui um conto bem diferente dos que você habitualmente escreve: curto, leve, bem humorado, com um tom memorialista e anedótico. Embora não haja grandes descrições, senti-me dentro da cena e pude tanto ver as mexicanas feiosas como sentir a frustração do personagem narrador. Boa técnica, como sempre, minha amiga. O toque da máscara de horror encobrindo o rosto da única bela da família mexicana finaliza o conto com a sua assinatura autoral. Beijos querida!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Elisa! Obrigada pela leitura. O conto ficou curtinho assim porque fazia parte de um desafio que permitia contos de até 500 palavras baseadas numa imagem (que não é esta) Daí eu pensei em fazer algo assim levinho e engraçadinho. Pessoalmente eu sou uma pândega, a rainha das piadas de fim de festa, esse lance de escrever terror me deixa com uma pecha taciturna, rs. Que bom que gostou

      Curtir

  6. Querida Iolanda,

    Tudo bem?

    Consegui enxergar cada detalhe de seu conto, o calor, os odores, o gosto da comida, o rosto de decepção dos meninos e o das guapas-nem-tão-guapas das meninas.

    Li acima sobre sua preocupação com a questão de ser definida (apenas) como uma escritora de terror. Não creio que tal preocupação se justifique. O terror é a sua assinatura, sua poética como autora, ainda que em contos que não tragam o gênero como premissa, sempre haverá algo de incômodo rondando como uma mosca.

    Se eu fosse você, juntaria meus contos de terror, e proporia à Editora Oito e Meio, que publicasse no selo Transversal. Você faz literatura de gênero. E das boas. E o terror é um dos gêneros preferidos dos leitores.

    Quanto ao conto em si, como já disse acima, é muito imagético, gostoso de se ler e traz um questionamento sutil nas entrelinhas. Quem é vida, quem morte? Quem belo, quem feio? Quem do bem, quem não?

    Como sempre, parabéns.

    Beijos
    Paula Giannini
    (11)982497839

    Curtido por 1 pessoa

    1. Caríssima Paula! Meus contos só ficam “no jeito” depois que são comentados por vc. É muito legal receber seu comentário cuidadoso, sensível, que, inclusive, enxerga além até do que planejamos, e isso é maravilhoso. Eu realmente queria melhorar os meus apontamentos e chegar perto deste seu nível tão certeiro, mas isso depende de um amadurecimento e tem que ser trabalhado a cada dia. Quanto à publicação, estou esperando ser descoberta por alguma editora que se disponha a pagar para que eu escreva (vai sonhando!) porque ando muito a perigo na questão financeira. Olha, um beijo bem grande para vc. Sorte no EC

      Curtir

  7. Olá, Iolandinha!
    Acabei de ler seu conto, com um bom atraso, diga-se de passagem, mas me surpreendi pelo tom leve, memorialista, familiar e ao final, com uma certa ironia muito pertinente. O que é a vida não é mesmo? É nisso que refletimos ao ler seu saboroso conto, com gosto de família, com gosto de realidade e sonho que só uma mestre como vc sabe dar. Parabéns pelo texto. Bjos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sandra, obrigada! Tenho um grupo que faz exercícios literários e um deles é escrever um conto sobre uma determinada palavra com um limite pequeno de palavras, este aí era para 500 palavras. Depois eu dei uma aumentada nele e o resultado foi esse. Contos curtos exigem muito de nós porque temos que criar uma história, desenvolver e dar um final decente em um espaço pequeno, que bom que vc gostou, linda. Beijos

      Curtir

  8. Que conto gostoso, divertido, leve! Não é terror, mas adorei!!! Agora me pergunto, será que a menina é mesmo bela, ou é só pq ela tem o sangue do personagem? rsrsrs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑