Algarve – Evelyn Postali

(Para Ana Maria Monteiro, minha amiga secreta. Dezembro, 2018)

De mansas correntes, e azuis e verdes inesquecíveis, se fazia a paisagem. Ana admirava tudo, parada na beira da praia. Com o olhar fixo no balanço das ondas, voltava a ter quinze anos e o mundo podia ser carregado nos braços outra vez.

A água límpida tocou-lhe os pés, agora lisos e de uma juventude invejável. Mexeu os dedos e moveu-os, para frente e para trás, um de cada vez, sentindo a textura da areia. Cada grãozinho contava um pedacinho de alguma vida e as conchas, aqui e ali, murmuravam segredos nem tão secretos assim. O mundo é grande, o tempo é longo, a vida é curta.

Os penhascos, as fendas, as prainhas e praiões… Falésias e enseadas esculpidas por artista caprichoso, capaz de maravilhar os olhos dos viajantes com a transparência das águas do mar.  As gaivotas, os mirantes alinhados e convidativos, barcos a almejar o horizonte e ventos a soprar para longe. Tudo o que se quer nessa vida é mesmo um lugar para chamar de lar. E era lá, naquele exato ponto, de onde se podia ver o oceano beijar o céu, o lugar ao qual pertencia.

— Ana! Sobe! Sobe, Ana! Vem!

Com os braços agitados o rapaz a chamava do alto. Reconheceu o sorriso, a voz, a silhueta. Como esquecer um coração? Era verão e o momento se repetia. Amar é um mergulho na incerteza. Viver é uma viagem de surpresas.

Mirou novamente a paisagem. O tempo se desfez em segundos. Estava na hora de partir outra vez.

Anúncios

20 comentários em “Algarve – Evelyn Postali

Adicione o seu

  1. Que texto mais delicado, Evelyn. Esse tipo de saudade antecipada quando partimos, que tem um pouco de tristeza e um pouco de empolgação com o novo. Gostei muito! Parabéns à autora e à amiga que recebeu essa pérola! Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: