Carta a uma amiga distante (Bia Machado)

Querida amiga, como vai?

Acho que posso chamá-la de Amiga, não posso? Estamos sempre tão distantes uma da outra, pela forma como vivemos a vida, pela forma como nos veem, por tantas diferenças que existem entre nós, mas ainda assim, saiba que tenho uma profunda admiração por você. Sempre acreditei que com você a vida fica mais bonita, você traz o frescor à vida que eu jamais trarei, pelo simples fato de que não fui feita para isso. Nasci da necessidade, imperiosa, de registrar, marcar, calcular, medir, economizar. Aliás, eu faço parte do tempo, das medidas, da forma das coisas, estou ali, em  cada simetria da natureza, como algo inevitável, quase uma fatalidade, ou talvez até como uma mágica… Como contariam estrelas, se eu não existisse? Imagine a vida dos humanos sem mim! Seria um verdadeiro caos. Agora, imagine a vida das pessoas sem você? Seria sem graça, seria mais triste, estaria sempre faltando alguma coisa, no mínimo o tal frescor que citei acima.
Há quem veja um pouco de você em mim. Sim, eu tenho alguns apaixonados admiradores. Aqueles que criaram a métrica estarão entre eles? Talvez… De minha parte, confesso que prefiro a liberdade dos versos, nada de contar pe-da-ci-nhos.
Amiga, não sei escrever bem. Sou melhor com os números. Se eu não fosse tão lógica, tão metódica, teria escrito alguns versos em vez de uma carta. Melhor deixar as letras para você, que tão bem sabe usá-las, tal qual feiticeira incansável, mística, seja suave, romântica, ou em um momento de dor, ou de protesto. Continue, amiga, de qualquer forma continue, eu também continuarei. O mundo precisa de nós duas, não é verdade? Fibonacci, Camões, Pitágoras, Quintana… São tantos amigos que aprenderam conosco, mas quantos ainda não estão por vir? É preciso ainda encantar os humanos. É preciso encantar sempre!

Vou me despedindo por aqui, querida Poesia,

Um forte, imenso abraço,

da amiga Matemática.

Notas da autora:

– No site https://www.somatematica.com.br/poemas.php?pg=1 há páginas e páginas de poemas matemáticos.
– Sim, a tabuada ainda é ensinada nas escolas, mas usualmente agora é trabalhada mais por meio da Tabela de Pitágoras… Só conferir aqui: https://www.soescola.com/2017/10/a-tabela-de-pitagoras.html.

Anúncios

12 comentários em “Carta a uma amiga distante (Bia Machado)

Adicione o seu

  1. Ahh que delícia.. sou apaixonada pela criatividade!
    E vc teve uma ideia genial baseada nas minhas reclamações matemáticas.. hehehe
    Vou guardar esta cartinha comigo… Fiquei feliz com os elogios à Poesia, achei muito gentil!!!


    Obrigada, Bia!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Imagina, li contos encantadores, seus. Acho que vc escreve bem e a matemática é um plus que vc traz para engrandecer seus talentos. Deus a abençoe, Bia. Kinda, parabéns pelo conto que vc ganhou, ficou maravilhoso e saído do fundo do coração. Tudo de bom em suas vidas, beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim, epistolar! Acho que faz tanto tempo que não escrevo carta, por isso deu vontade, rs. Gostei da analogia! Continuarei, mas por um bom tempo como leitora… Tem muita coisa boa aqui pra ler. =D

      Curtir

  3. Parabéns à homenageada e à autora que tentando construir uma antítese, fez uma síntese perfeita do mundo e das duas personalidades aqui retratadas. Amei a leveza de um texto tão profundo – a poesia da matemática e a exatidão das palavras. Abraços e beijos, Anorkinda e Bia. Feliz 2019 a todas as Contistas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Há quem diga que todos os conteúdos se entrelaçam. Eu acredito nisso. A beleza está contida nas sutilezas. Não há criação sem Arte, e toda a Arte é um respirar de vida. Existe tanta beleza na Matemática que me atrevo a dizer que nela, está contida uma Poesia diferente muito pouco entendida. Assim como existe uma sutil Matemática na Poesia, igualmente não percebida.
    Parabéns pelo conto. Um grande e carinhoso abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: