A poesia do outro (Fernanda Caleffi Barbetta)

Não vejo graça em ler o que escrevo.
Gostoso é pousar os olhos nos escritos do outro.
Igual comida que a gente mesmo faz,
não tem sabor,
falta tempero.
O problema é que ler o outro
às vezes me dá gastura.
Quando a coisa é boa mesmo
dá uma sensação amarga de desejar ter escrito aquilo
e não poder mais.
Plágio é crime.
Outro dia, pedi ao meu amigo poeta
que escrevesse uma poesia minha
com a letra dele.
Em um papel branquinho,
com uma caligrafia rebuscada,
copiou os meus versos,
reproduziu minhas rimas.
Quando li,
deu aquela gastura,
a sensação amarga de não ter eu
aquela letra linda.

 

20 comentários em “A poesia do outro (Fernanda Caleffi Barbetta)

Adicione o seu

  1. Aaaa que legal, Fernanda!
    Que gostoso de ler.
    A letra, a ideia, o sentimento… essa mescla entre o que pertence e não pertence a quem escreve.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ahahaha. Que delícia de texto. Olha, eu gosto das coisas que cozinho, mas ser surpreendida com diferentes sabores sempre é uma sensação agradável de ineditismo. Vc conseguiu, em poucas palavras, criar um texto inteligente, saboroso, cheio de carisma e com final surpreendente. Amei. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. A galinha do vizinho é sempre mais gorda; a letra do amigo é sempre mais bonita… A expressão popular transmite a ideia da insatisfação com as coisas que se possui. O seu poema, não. É evidente que mostra a inquietude do Poeta, a alma indagadora que aspira a mais e luta por isso em busca incessante.

    Dois planos de significado perpassam o texto: o da produção material-cultural e o da produção poética. A linguagem recria, no plano de expressão, os sentidos engendrados e ajustam-se, funcionalmente, a cada leitura proposta, desde o título ao derradeiro verso.

    De certa forma, seu texto me fez lembrar Fernando Pessoa quando deixa o leitor assistir a engrenagem que move a construção dos seus versos, fazendo com que se crie um processo de aproximação e afinidade com o público.

    Parabéns pela sensibilidade e pela poesia cheia de sutilezas e lirismo. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Muito obrigada pela análise tão profunda e bela do meu texto. Fico lisonjeada. Seu comentário é uma poesia. Muito obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Não pude deixar de rir no final, a sensação de que não era a escrita o problema, mas talvez uma pitada de inveja, afinal, tudo do outro é melhor que o meu hahaha. Essa inquietação nunca acaba enquanto não nos damos conta de nós mesmos , de nossas atitudes, de nossos desempenhos. “Conhece a ti mesmo” essa é a chave para aquietar a mente e parar de comparar-se com outros, afinal, cada um trilha seu próprio caminho, único, e não posso querer calçar o sapato do outro quando o meu é um número menor ou maior. (Falar é fácil rsrsrs). ❤ Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Vanessa, obrigada pela leitura. Sim, a ideia de que a grama do vizinho é sempre mais verde está presente no texto sim. rsrsrs. Somos eternos descontentes. Obrigada pelo comentário. Bjs

      Curtido por 1 pessoa

  6. Ai, ai… A grama do vizinho é sempre mais verde. Na produção literária, dá para resolver essa admiração meio invejosa, só que não, do texto do outro pela intertextualidade. Nesse sentido, comparar-se aos outros pode acabar nos tornando melhores do que somos. Aliás, recontar o que alguém já contou antes é o que fazemos o tempo todo, não é?
    Seu poema tem uma atmosfera meio ingênua que aumenta a conexão com o leitor. Parabéns!

    Curtir

    1. Oi, Elisa, sim nós sempre reescrevemos o que já foi escrito, mas da nossa maneira. Gosto de ler o que os outros escrevem, aprendo muito e sou incentivada a escrever mais e melhor. Obrigada por ler e comentar. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

  7. Há no poeta sempre esse vazio, essa lacuna que precisa ser preenchida. E quando algo que julga ser essencial, vem outro desejo, outro vazio precisando de cheios e recheios. Ora, são as palavras, as rimas que parecem mais acertadas quando são dos outros. Ora é a letra mais à altura dos versos que idealizamos. Poeta, um insatisfeito…Parabéns!

    Curtir

    1. Oi, Claudia, muito obrigada pelo comentário. Realmente, os poetas são eternos insatisfeitos, talvez porque enxerguem além daquilo que podem alcançar. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

  8. Querida Fernanda,
    Que ótimo texto. Reflexão perfeita para todas nós, escritoras. Toda o peso da crítica colocada em nossos ombros, por nossas próprias penas.
    Clarice Lispector dizia que, após escrito, um texto está morto. Porém, não para o leitor, não é? A grama do vizinho parece sempre mais bonita. E sabe por que? Porque queremos a perfeição e nada mais.
    Parabéns.
    Beijos
    Paula Giannini

    Curtido por 1 pessoa

  9. Vim xeretar o que a minha poeta favorita fez por aqui e, de cara, acho este tesouro! É Fernanda em estado bruto: delicado, verdadeiro e com um twist no final! Bom demais! Já estou vendo que minha invejinha vai me dar trabalho aqui no meio de vocês!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Eu não sei. Acho que nos reconhecemos no outro, não na forma, mas no sentimento. O poema escrito, que nos dá gastura, é o poema que está em nós e que o outro tornou possível.
    Parabéns pelo poema.
    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑