Resenha: Todo mundo adora Saturno, de Fal Azevedo – por Amana

A prosa da Fal eu já conhecia desde antes do Orkut. Da época dos blogs, não sei se alguém se lembra. Os blogs já vinham desde antes, mas a febre mesmo foi entre 2000 e 2001. O meu primeiro se chamou “Roteiro Adaptado”. Por quê? A minha filosofia era a seguinte: a vida era isso, um roteiro adaptado por nós. Nada original, haha, mas eu assistia a filmes e lia livros o triplo ou o quádruplo naquela época, então pegava pôsteres de filmes e eles ilustravam o assunto dos meus posts. E foi então que um belo dia a Fal deixou um comentário lá: “Oi! Não sei quem você é, mas parece que te conheço faz um tempão”.

E assim conheci o Drops da Fal.

Amor à primeira vista por essa mulher. Lia todo dia o blog dela, que era fiel ao nome: eram drops, pequenos textos, bem-humorados ou reclamões (mas engraçados da mesma forma), ou emocionante, ou tudo isso ao mesmo tempo. Por um bom tempo conheci a escrita dela somente assim, mas a Fal já publicava nessa época.

Comprei Todo mundo adora Saturno de olho fechado, em 2017, na pré-venda que a própria autora fez. Porque já sabia que era coisa boa que me esperava. Este livro foi escrito em versos, mas não consigo deixar de ver como uma prosa também, porque é como se ela contasse histórias. Uma prosa deliciosa, aliás, composta por poemas com mais de uma página, geralmente, em versos curtos, em estrutura bem minimalista, com a Fal apresentando Saturno como alguém totalmente humano, com seus amores, qualidades, defeitos, reflexões, “bads” e deprês, um ser com uma vida bem comum, que assiste a filmes enquanto faz faxinas, que encontra com alguém em um bar e conversa sobre os mais diversos assuntos. O Saturno da Fal é cativante. Como não gostar de um ser desses? O livro tem 173 páginas, mas a gente lê rápido, se envolvendo nas situações, se deixar vai de uma vez nesses “poemas-prosa”…

O Drops da Fal agora é um site, contendo o blog, a editora, a loja virtual dela, está um show. Dá para ficar um bom tempinho ali, lendo e vendo coisas lindas. Na aba “Aulas e Cursos” você fica sabendo também um pouco mais sobre a autora.

Na busca da Amazon, além de seus livros aparecem também as traduções feitas por ela (não sei se estão todas ali).

No canal do Drops no YouTube há um episódio do podcast só com trechos do livro, fica o convite para ouvir.

11 comentários em “Resenha: Todo mundo adora Saturno, de Fal Azevedo – por Amana

Adicione o seu

  1. Olá, Amana. Gostei de tudo. Da resenha, do título do livro, do conceito do livro, da simpatia desse primeiro encontro que você com a autora relatado e, sobretudo, dos pequenos drops que você legou aqui nesse post. Obrigada por compartilhar sua experiência com esse livro que me pareceu tão criativo e interessante. Um beijo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Elisa! Olha, a Fal é uma das pessoas que não parece ser desse mundo, rs. Vale a pena ler o que ela escreve e ouvir o que ela fala. Obrigada pelo comentário! 😉

      Curtido por 1 pessoa

  2. Ah… que vontade de já ler esse livro! Eu vou acessar o blog e assistir ao episódio. E poemas-prosa me parece algo novo. Quero saber o que é, afinal, esse tipo de construção. Obrigada por apresentar o livro. Beijos e abraços carinhosos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Evelyn, obrigada pelo comentário! Então, pensei em prosa poética, mas como ela escreveu em versos, acho que poema-prosa diz bem, está em versos, mas é como uma narrativa, rs. Acho que você vai gostar do site dela e do blog, da lojinha, de tudo. 😉

      Curtido por 1 pessoa

  3. Instigante, Amana,

    Obrigada!

    Ótima resenha. Amei o vídeo no final, adoro repetição de palavras, a impressão que tenho é que elas vão cambiando de significado… Muito bom.

    Beijos

    Paula Giannini

    Curtir

  4. Olá, boneca.

    Do jeito que vc fala da Fal, todo mundo fica curioso para conhecer esta moça que já tuitava suas joias antes mesmo do Twitter existir.

    Menina de visão, esta. Gostei demais da resenha que envolve não apenas a apresentação do trabalho da amiga, mas a admiração, a construção da vivência e do viver literário sendo este o amálgama que sempre as uniu. Parabéns. Nota 10.

    Curtir

  5. Oi, Amana!
    O jeito de vc contar como a Fal te cativou é cativante. Simples, gostoso e direto, dá vontade de ler e conhecer mais. Obrigada pelo drops que vc nos deixou, já com gostinho de quero mais!

    Curtir

  6. Amana,
    Bem interessante, dá vontade de conhecer o blog, ler o livro, e aliás, vou lá nou YouTube pra conhecer melhor.
    Bacana a forma com que vocês se conheceram, deu pra sentir o carinho e amizade para além do mundo literário.
    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: