Torrente Alimentada – Fheluany Nogueira

A chama salta e começa o doce-fogo. 
Inútil ter pressa.


Outros rostos mal delineados em minha volta,
Também euforia, passivos expectadores.


Não pôde nunca se explicar
como tão pequeno recipiente
possa iluminar com tanta intensidade baça.


Pego a garrafa que lança chamas em todas direções.
Elas vão formando uma torrente sempre alimentada.


As águas de fogo vão descendo,
e crescem, engrossam.
A terra abre o negro ventre
e se fecunda, em transe...

23 comentários em “Torrente Alimentada – Fheluany Nogueira

Adicione o seu

  1. Fogo… A descoberta que mudou a humanidade. Fogo que mata, fogo que faz nascer, fogo que alimenta a terra. Fogo que atormenta, alquimistas medievais, mulheres e amantes. Fogo que purifica e acende a alma. Fogo por dentro, que arrasa, que maltrata; que, na lírica amorosa, é “fogo que arde sem se ver”, “que não seja imortal, posto que é chama”, “este inferno de amar – como eu amo!”… Seu poema tem um pouco de tudo: de vulcão, de paixão, de vida e morte.
    Eu amei.
    Beijos e abraços carinhosos.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Maravilhosa, provocativa, intensa e fascinante poesia. Nem me importei em entender, embora exista um conteúdo a ser decifrado, fui arrebatada pelas sentenças de morte a cada frase. Amei, amei, amei. Fhe, que sensacional. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Fogo que assusta, queima, purifica, destroi, se alastra como poesia. As chamas hipnotizam, surpreendem, aquecem, atraem para a morte. Versos que também passam, queimando e chamando para a luz. Parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi, Fátima!

    Seu texto tem força, chama a atenção e desperta algumas sensações. Eu, por exemplo, senti aquele calor maravilhoso do vinho e fiz essa ligação com a garrafa e o conteúdo. Nesse sentido, eu também me questiono como pode um recipiente pequeno iluminar tanto. Cabe outros significados, mas gosto de me prender a esse. O do fogo trazido pelo vinho.

    Bom demais!

    Um beijo no seu coração, querida 💜

    Curtir

  5. Uau. Que poema mais inspirado e inspirador, Fátima. Tive que rele-lo. Há o entusiasmo, a turbidez, a confraternização e a sensualidade que o fogo incita. Seu primeiro verso, com a aliterações, me capturou. Muito bom! Parabéns.

    Curtir

  6. Olá, Fátima!
    Que grata surpresa ver seus versos por aqui. E que versos, não? Sua poesia arrebata.
    O fogo, que aqui no poema evoca em mim tantos sentimentos: a sensualidade, o fogo da paixão que vai fecundando o ventre da terra. Mas também me faz lembrar a iluminação, o conhecimento que tira os rostos compassivos da escuridão da alma. É o entendimento que tem o dom de fecundar, de fazer germinar ideias.
    Poemas evocam interpretações muito pessoais, a mim, levou-me à sedução e à iluminação. Em ambos, o fogo faz arder, como a Evelyn disse acima, vulcão, paixão, luz e entendimento. Belíssimo. parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Maravilhoso poema, aberto a tantas interpretações. Vi uma lamparina nas noites escuras, uma garrafa de vinho, o desejo… o bom poema é que aquele que do qual tomamos posse como bem nos apraz. Como o próprio fogo, que pode nos alimentar, nos aquecer ou nos matar.
    Parabéns, lindo trabalho!
    Beijo!

    Curtir

  8. Querida Fátima,

    Tenho aqui, esquisitices das casas onde moro por conta da cachorrada, uma imensa e providencial churrasqueira no meio da sala. Não como carne, mas, serve-me de lareira improvisada, no frio de Curitiba.

    Li seu poema há uns dias, e, quando liguei aqui o fogaréu, foi impossível não lembrar dela. A chama consumindo tudo, (re)significando… Sua poesia é assim. Você é meio Fênix e se transforma a cada novo texto.

    Parabéns, querida amiga.

    Beijos
    Paula Giannini

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: